quinta-feira, 16 de junho de 2011

MÓDULO II

Atividade 2.2 - Navegando em busca do conceito de Hipertexto
Curso Tecnologias na Educação Aluna: Roseli B. Falcão Medeiros Tutora: Maristela Bortolotto Galhardo Atualmente, o desenvolvimento dos meios de comunicação tem na internet a principal ferramenta para integrar cada vez mais pessoas de locais cada vez mais distantes. No âmbito da educação, a construção do conhecimento também pode usufruir dos avanços tecnológicos no sentido de potencializar os fluxos de informação, permitindo ao educando e ao professor o acesso mais rápido, interativo e dinâmico ao conhecimento necessário para o aprimoramento das competências e habilidades previstas nos referenciais curriculares. Enquanto usuário da grande rede há pouca novidade no que diz respeito à utilização da internet e seus recursos, entretanto, a aplicabilidade destas inovações na prática pedagógica ainda provoca-me certa insegurança. È desafiadora a idéia de planejar uma aula prevendo o uso específico da internet, em função da variedade e quantidade de informações disponíveis para os mais variados fins. Em minha navegação na Wikipédia, pude perceber esta bagagem enorme de informações aliada a uma série de facilidades de acesso a elas, que torna a navegação para pesquisa um fator extremamente positivo para a prática pedagógica. È notável que a leitura é imprescindível, agora tentar imaginar o uso de imagens, sons, mídias em geral na utilização de um produto virtual pode facilitar e muito a aprendizagem do educando. É preciso, no entanto, estar preparado para todo tipo de experiência que pode ser construída durante este processo de utilização da internet, devido justamente a esta facilidade de obter informações sobre os mais variados assuntos. Além disso, é preciso que o educador esteja sempre atento para que o aluno esteja focado e comprometido com a proposta didática.

Atividade 2.3 - Conceituando hipertexto individualmente
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como océrebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos. http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/ Através do hipertexto temos uma aquisição de conhecimentos diversificados, proporcionando e ativando a nossa criatividade.
 
Atividade 2.4 - Conceituando Hipertexto Coletivamente 
Ao verificar o texto da colega, tenho que concordar da importância dos Hipertextos. Eles são realmento muito úteis para a educação, onde temos que buscar o melhor para os nossos alunos.Hipertextos  possuem uma variedade de asssuntos que permitem diversificarem os nossos planejamentos de aula, oferecendo recursos para um melhor entendimento. Navegar em Hipertextos é necessário ao bom professor!

Atividade 2.6 - Planejando uma atividade com hipertexto

Atividade 2.7 - Execução da atividade planejada




 










Nenhum comentário:

Postar um comentário